Tecnologia, EducAção, Atualidades e Tudo Mais....

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Projeto: Pré Amplificador

Em uma matéria de eletrônica, realizamos um projeto final bacana que foi criar um amplificador de som. Vou escrever como foram as etapas para realização deste projeto:

Usando como base de conhecimento os materiais disponíveis nesse blog, bem como o material disponibilizado para a aula. Conseguimos desenvolver o seguinte pré amplificador:



Que teve um resultado aceitável no primeiro ciclo de amplificação, e em sua amplificação final, como podemos ver no osciloscópio:

Em que V1 está na entrada, V2 é o resultado intermediário e V3 a saída. Como os resultados foram aceitáveis, começamos a realizar os esquemas de montagem em protoboard para analisar as diferenças que poderiam ocorrer com equipamentos reais, como mostrado na figura à seguir:


Ao realizar testes em osciloscópio, foi notado que os valores obtidos eram diferentes da teoria, geralmente com menor amplificação, porém que não impactasse no resultado esperado. Sua montagem em placa ficou da seguinte forma:





Lembrando que diferente do simulado, no projeto real deve-se testar um microfone de eletreto e sua saída amplificada, para saber qual era a melhor resistência para a polarização do microfone, aumenta-se o microfone, e com o resistor, calibra sua intensidade. Por fim , foram realizados testes de amplificação de sinais em diferentes frequências, obtendo-se o seguinte:

Nota-se que o sinal é invertido entre a entrada e o primeiro estagio, porém quando chega no segundo estágio o sinal volta a ser parecido com o sinal de entrada, porém amplificado.

Caso tenham mais interesse, o trabalho pode ser visto aqui
Share:

0 comentários:

Postar um comentário